Encontrei as seguintes curiosidades a respeito da vinda destes imigrantes para o Rio:
Existiu uma Colônia Agrícola Japonesa em Santa Cruz - Zona Oeste da cidade do Rio. Esta era composta por 36 famílias japonesas que se instalaram naquele bairro. Além de deixarem legados agrícolas, deixaram importantes marcas na educação – valores culturais e educacionais-. Investiram também, parte de seus recursos ganhos na produção agrícola, naquela localidade.
Vamos conhecer um pouco da história da Colônia Japonesa de Santa Cruz.
As famílias japonesas chegaram a Zona Oeste do Rio no ano de 1938, através de um acordo entre o Governo Vargas e a Cooperativa de Cotia. Estes vieram de Mogi das Cruzes – SP.
Na Colônia de Santa Cruz, os números agrícolas eram de chamar atenção. Nos primeiros três meses de trabalho, aqui os imigrantes plantaram inicialmente:
- 75 mil pés de tomateiros;
- 30 mil pés de repolhos;
- 120 mil pés de milho.
Perfazendo um total de 468 mil espécies variadas.
Uma curiosidade é a plantação de 3 hectares de arroz.
Pode-se observar que sem dúvida nenhuma o destaque foram as plantações do tomate. Este produto viria a se tornar o famoso “Tomate Santa Cruz”.
Os japoneses aproveitaram o solo turfoso de Santa Cruz e desenvolveram também técnicas de plantio, tendo sucesso com a horticultura.
Neste ano em que se comemorara o centenário da imigração deste povo tão trabalhador e sábio. Um dado relevante é que hoje vivem na cidade do Rio de Janeiro uma população de aproximadamente 15 mil descendentes de japoneses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário